quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Isto há coisas...

Fui hoje conhecer os meus pequenos alunos e a verdade é que me assustei um bocadinho... A escola é na Amadora, perto da Escola Superior de Teatro e Cinema. Já logo de início o quadro que me pintaram não foi muito famoso, mas as minhas expectativas continuaram altas!
Cheguei à escola e apercebi-me que o recreio era minúsculo e as salas contentores. Contentores senhores!!!! Um gelo lá dentro que não se pode!!
Continuando... Entrei e os miúdos estavam em aula e mal viram uma pessoa novo entraram em alvoroço, até aqui tudo normal. Quando fui para a frente da turma os meus olhos devem ter arregalado de uma forma brutal... Comecei a vê-los com mais calma enquanto "me apresentavam" e apercebi-me primeiro que em 15 miúdos só 3 eram portugueses, todos tinham as roupas velhas/rasgadas e umas caras que nem dá para explicar... Estavam todos de boca aberta a olhar para mim com uma mistura de apatia e cansaço. Ainda tentei dar um sorriso mas não me saia nada até que fui chamada à terra quando uma piquenita levanta o dedo e diz "A professora Cátia não diz nada?" E eu nesta tive de entrar logo, arregalar a voz, dar um sorriso e conversar um bocadinho para ver se o choque quando estivessem comigo sozinhos não fosse muito grande.
No final ainda conversei com a professora deles e a coisa que mais me tocou foi o desapego que os pais têm pelos filhos. Primeiro parece que não têm brio nos filhos que têm e depois estão-se nas tintas para a educação escolar e social deles.

Com isto tudo vejo que a minha formação está muito aquém do ideal. Na ESE (escola superior de educação de lisboa....) só nos arranjam estágios em escolas muito in. E o engraçado é que ainda nos queixamos dos miúdos que nos calham, mas bolas!! A professora contou-me hoje que um dos miúdos tinha ameaçado uma outra professora com uma chave de fendas! E eu estou no 1º ciclo! Miúdos com idades entre os 7 e 8. Só me apeteceu soltar um valente DASSSSS!!!!!

Mas nem tudo foi mau... Finalmente percebi que raio de aulas vou substituir... Uau, eu sou bocadinho lenta.. eu sei! A Escola Superior de Cinema e Teatro organizou um protocolo com as escolas daquela zona (Benfica, Damaia, Amadora) para dar aulas de "Educação pela Arte", após o horário lectivo,aos miúdos do 1º Ciclo.
Na minha opinião de maçarica, acho que é uma atitude de grande louvor, dado que a Sra Ministra anda tão empenhada em fechar os ATLs... E aqueles miúdos têm de começar a ter alguém que lhes pegue por algum lado!

Para terminar.. Estou com em certo e determinado medinho que quando estiver frente a frente com eles não consiga "agarrar" a turma. Espero que eles não me saltem pela janela, nem comecem à pancada no meio da sala (como já me preveniram...). Vou ter que meter a máscara de general mor. Olha que bom... Eu com esta cara e feitio vou ser a general MOR!! Tem que ser...
Seja o Deus quiser esta Sexta-feira à tarde.
Só tenho que os manter numa sala durante 2h e 30! Não é muito...

Coool!!!

Sem comentários: