segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

2007

Catarina. Avô António. Avó Adelmana. Ver. Pierre. Matthias. You give me something. Crescer. Chorar. Miúdos. So many Times. Genebra. Better Man. "Grelhada". Bicicleta. Lago. Catedral. Repuxo. Escrever. It´s not a second, it´s seven seconds away. Passeios. Viagem. Primo. Alexandre. Si tu n'etais pas la. Praia. 1º Ciclo. 2º ano. Lollipop. Manhãs. Rádio. Sorriso. Faz-me favas com Chouriço. O meu computador. Susana. Pump it up. Madeira. Vânia. Out of control. Sara. Ain´t no mountain higher. Tânia. ESE. Zézé. Colher de Pau. Alcachofras. Regador. Porto. Renato. Fragile. Filipe. Only when i sleep. Celos. Amor Porteno. "Os melhores sketches dos Monty Python". Stand Up/Sindicato/todos os que o conseguem fazer. Rir. Painkiller. I just know your life is gonna change! Rpm. Balance. Smells Like Teen Spirit. Daddy Cool. Amigos. Blogs. Conversas à volta de uma cervejinha bem fresquinha. Matuchy. Verde. Ler. No dia em que fugimos tu não estavas em casa. O anjo mais estúpido. The curious incident of the Dog in the Night-Time. The League of Gentelman. Whose line is it anyway. Músicas novas. Gostos novos. Gotan Project. Mi Confession. Regina Spektor. On the Radio. Faduncho. Cinema. Paprika, The Simpsons. (entre outros). Merci!

Bem, eu senti-me um peixe em 2007. Sempre coisas novas. Tanto que tive de aprender e desenrascar.
Só peço que o meu 2008 seja como estes últimos 4 meses. Com um sorriso na cara, atitude positiva e força de leoa!!


Bom Ano!


quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Um dos objectivos deste blog foi criar uma forma de eu conseguir falar sobre coisas que não sou capaz de conversar com as pessoas de carne e osso. (apesar de que tenho utilizado este blog para mil e outras coisas... paciência) Ora pois muito bem, hoje apercebi-me de mais uma coisa que sou incapaz de falar com as pessoas ditas de carne e osso. Cá vai...

Depois destas festas natalícias (nas quais me diverti bastante, isso não está em causa), em que estamos 24 sobre 24 horas completamente absorvidos pela família, pelos preparativos, cheguei a um ponto em que já sufoco com tanta convivência. São tios que vêm cá, telefonemas que chovem, mensagens, visitas inesperadas ......... Credo!!! É só nesta altura em que toda a gente aparece e dá ar da sua vida? Que caraças.
Como já estava a ficar cansada de tanto conbíbio, hoje decidi tirar o dia para mim. Voltar ao meu espaço, ao tempo em que estou sozinha a fazer aquilo que gosto. Peguei nas minhas trouxas, fui ao cinema e no final decidi ir para a minha esplanada favorita absorver um bocadinho de sol enquanto lia uma das novas aquisições do Natal. Restabeleci novamente a minha sanidade mental! Maravilha!

Nos últimos tempos tenho-me apercebido que cada vez mais tenho a necessidade de fazer as minhas coisas, de ter as minhas coisas, de ter o meu espaço. Não tarda começo a procurar casa (esta é para rir...) para morar. Custa-me saber que ainda dependo de alguém para organizar a minha vida.

Agora percebo a necessidade do meu irmão de ir para o "real world". Já sinto esse bichinho. Acredito que vai ser difícil e não vai ser nada daquilo que imaginei com os amigos da minha adolescência, mas tenho a certeza que vou saborear ao máximo.

Como uma certa e determinada pessoa diria, "só é preciso ter um bocadinho de coragem e uns trocos para ir para os copos com os amigos". (Ou então não...)

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Um pequeno reparo

É impressão minha ou nestes dias tem aparecido nos telejornais vezes sem conta imagens (agora vou ser um pouco macabra) de corpos tapados com lençóis?!
Parece que reina a ideia do:
"Olhem olhem!! Agora estão tapados, mas, se continuarem a ver o telejornal da nossa estação, para a semana mostramos tripas e sangue a esguichar!"
O bom português gosta de uma boa esguichadela de sangue e de uns gritos angustiantes, mas eu não sou a boa portuguesa e dispenso essas imagens. Quando quero ver isso procuro um bom filme de terror, mas à hora de jantar não me apetece muito..

E pronto, fica aqui o meu pequeno reparo.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

"Mercis"!!

Muitos Mercis! Mesmo muitos mercis!!

Desde ouvir músicas de Natal em mexicano até dançar a "conga" (c'est la vie! a minha sobrinha faz de mim o que quer!) ... Credo... Não me quero lembrar desta última parte. Quando a little Cat crescer eu vingo-me AHAHAHA!!

O que de melhor retiro deste Natal foi o sorriso na cara dos meus avós, as "asneiras" que fiz com a minha Catarrrrininha, a frase mais repetida da noite "então? quando é que abrimos as prendas??" e um abraço que valeu por mil.
E claro está, a lágrimazinha no canto do olho. Não percebo bem porquê, mas existe sempre! Não percebo...

E tu mamy... Estiveste bem guardadinha comigo =) como sempre!

Agora vou buscar mais uma caixa de lenços ao "armazém" que já esgotei os que tinha. Apesar da brincadeira toda mais uma vez estou ...

... constipada! YEEIIHH!!


Já é tradição, ou é no Natal ou na passagem de ano.
Vendo bem as coisas... é preferível no Natal =P

e já agora...
Feliz Natal!!

(Pareço uma criança.. paciência! é Natal e ninguém leva a mal.)

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

É oficial ...

... abriu a época Natalícia em casa da família Marques.


Cuidado! Tenham muito cuidado...

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

The League of Gentelmen

"Are you local??"

No ano passado o meu irmão abriu-me os olhos para esta série - The League of Gentelmen. Não confundir com The League of Extraordinary Gentelmen, o filme.
Interessei-me porque, honestamente, já estou um bocadinho cansada da Anatomia de Grey, dos mistérios mirabolantes do Lost e de algumas outras que foram aparecendo. Já não vejo uma série como o Seinfeld, Friends, Coupling, Allo Allo há uns tempos...

O humor desta série é um tanto ao quanto negro, mas nada que não faça dar umas boas gargalhadas (mente aberta senhores, mente aberta...).
Os actores desdobram-se em várias personagens ao longo dos episódios, as caracterizações são fantabulástcas, o humor, como já disse, é negro como tudo e as piadas bem conseguidas. Ainda só vi a primeira temporada, mas estou ansiosa por continuar a sua visualização.
Aqui fica uma das partes que me conquistou...



"This is a decent town and a local shop.
There is nothing for you here!"

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Lai Lai Lai Natal Lai Lai Lai


É verídico.
Estamos a dia 17 de Dezembro e eu não tenho um único enfeite de Natal em casa. Se fosse há uns anos atrás já andava doida para enfeitar a casa logo no início de Dezembro. A verdade é que agora fico estupefacta quando vejo as lojas enfeitadas nos primeiros dias de Dezembro. Ainda nem me aventurei nas prendas, já andamos todos em combinações, segredos e mensagens secretas para escolher e comprar prendas e ainda não comprei nada da lista que ficou a meu encargo!

Ontem a minha sobrinha entrou no meu quarto e perguntou-me se o Pai Natal ainda não tinha vindo cá a casa. A minha resposta foi que ele se tinha enganado na morada e que ainda tinha de vir cá deixar os enfeites. Esta foi a pequena dica que eu precisava para ir buscar a árvore e os enfeites. Estão ali todos dentro de uma caixa, prontos para sair. Provavelmente só lhes irei mexer logo à noite quando estivermos todos juntos. Logo se vê.

Acho que entrei naquela depressão típica do Natal! OH MEU DEUS!!!
Tenho que ir rapidamente à baixa de noite para ver as luzes de Natal e ouvir aquelas musiquinhas que isto passa que é uma maravilha!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

...

Hoje foi uma mistura de dia não com dia sim - NIM!
De manhã estava toda airosa e segura, à hora do almoço passei para desanimada e a meio da tarde alterei o humor para um estado de nervosismo gradual. Agora pode-se dizer que estou com bastante sono.
No meio de tudo isto só dizia:

"Já não tenho idade... Não me apetece, não quero.."



Ah! Já me ia esquecendo.. Um dos resultados do dia foi a entrega do projecto.. Safei-me bem.. Ufas!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Como é que era mesmo?

Ai como é que era aquela frase?!

...


...


Não me lembro...

...


...



É que não me recordo mesmo...



Ah espera! Já sei!!



"Até os comemos!!!!"


Agora é continuar a jogar assim para a Liga e o Sporting é desta que ganha!
Nada como um bocadinho de optimismo...

sábado, 8 de dezembro de 2007

"Estou maravilhada" (II) NOT !

Ora diz-me lá como correu o teu primeiro dia?
Mal!
E como te sentes?
Uma bruxa!!! Só falta a verruga no nariz!

Agora a sério... Correu muito mal mesmo. Fui tão má! Saí de lá com um peso no coração que nem sei.
Para começar:
- Tive de mentir em relação à minha idade. Shame on me... Disse que tinha 27 e eles muito sérios a olhar para mim e a dizerem... "SÓ??" Agora imaginemos se eu tivesse dito que tinha 22...




- Demorei 1h a ler esta história de 10 páginas. E tendo em conta que as páginas são maioritariamente constituídas por imagens! Repito... 60 MINUTOS!




- Consegui fazer um jogo de mímica. Que horror...
Havia 4 miúdos que não estavam minimamente interessados no que se estava a fazer, o que comprometia o interesse e atenção dos restantes... Credo... Tive de ser tradicionalista, má a pedir constantemente que se acalmassem e calassem.

Pouco mais aconteceu. Só repreensões e os meus cabelos em pé. No final da aula só me sentei na secretária a olhar para a sala vazia e a perguntar o que é que tinha acontecido... Admito que me deu vontade de rir, porque me pareceu bastante irreal.

Meu Deus... Eu não me revi em nada do que fiz!
Precisava de mais uns dias para perceber qual a melhor forma de acalmar aqueles miúdos. Provavelmente não acertei no tipo de actividades, nem nas estratégias. Agora vejo que os meus alunos do estágio são uns anjinhos.

Resumindo: Fui uma BRUXA!! E não a Professora Cátia que normalmente sou... (esta foi só para dizer que não sou bruxa, convencida e tal!)

Bem... Algum dia tinha de ser o primeiro! Não foi muito agradável, mas mesmo assim quero repetir.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Previsões do Mestre Alves

Já há algum tempo que ouvia falar deste senhor, mas nunca tinha encontrado nada e por um mero acaso hoje apareceu-me à frente.
Aqui deixo UM dos melhores. É que são tantos que é difícil escolher...

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Querido Pai Natal ...

Anda para aí toda a gente a escrever cartinhas ao Pai Natal e eu, Maria Jaquina da freguesia do Campo Grandi (sim... hoje chamaram-me isto...) também quero!!! Ora cá vai...

Querido Pai Natal... Este ano só te vou pedir três coisinhas muito pequeninas...
Para começar queria que me estacionasses à porta de casa um








e uma





(ambos amarelos e bonitinhos porque estas imagens que encontrei deixam a desejar...)



Para terminar só queria uma ...
...assim numa terrinha bem longe e calminha.

Pode ser?
E olha que não me portei mal este ano! Só fiz .... e ainda ... e talvez tenha .... mas não foi nada de especial...
hmmm...
Aguardo ansiosamente pela noite de Natal!!

Pequeno P.S.

Bolas! A Escola Superior de Cinema e Teatro "rula"!! Tem umas instalações bem jeitosas, mas padece do mesmo mal que a minha Escola Superior de Educação, para se conseguir lá chegar tem que se subir uma espécie de rampa...
A minha é um antigo palacete e a de Teatro e Cinema parece um pirilampo amarelo! E eu gosto mais de pirilampos amarelos... Ainda posso mudar??

Isto há coisas...

Fui hoje conhecer os meus pequenos alunos e a verdade é que me assustei um bocadinho... A escola é na Amadora, perto da Escola Superior de Teatro e Cinema. Já logo de início o quadro que me pintaram não foi muito famoso, mas as minhas expectativas continuaram altas!
Cheguei à escola e apercebi-me que o recreio era minúsculo e as salas contentores. Contentores senhores!!!! Um gelo lá dentro que não se pode!!
Continuando... Entrei e os miúdos estavam em aula e mal viram uma pessoa novo entraram em alvoroço, até aqui tudo normal. Quando fui para a frente da turma os meus olhos devem ter arregalado de uma forma brutal... Comecei a vê-los com mais calma enquanto "me apresentavam" e apercebi-me primeiro que em 15 miúdos só 3 eram portugueses, todos tinham as roupas velhas/rasgadas e umas caras que nem dá para explicar... Estavam todos de boca aberta a olhar para mim com uma mistura de apatia e cansaço. Ainda tentei dar um sorriso mas não me saia nada até que fui chamada à terra quando uma piquenita levanta o dedo e diz "A professora Cátia não diz nada?" E eu nesta tive de entrar logo, arregalar a voz, dar um sorriso e conversar um bocadinho para ver se o choque quando estivessem comigo sozinhos não fosse muito grande.
No final ainda conversei com a professora deles e a coisa que mais me tocou foi o desapego que os pais têm pelos filhos. Primeiro parece que não têm brio nos filhos que têm e depois estão-se nas tintas para a educação escolar e social deles.

Com isto tudo vejo que a minha formação está muito aquém do ideal. Na ESE (escola superior de educação de lisboa....) só nos arranjam estágios em escolas muito in. E o engraçado é que ainda nos queixamos dos miúdos que nos calham, mas bolas!! A professora contou-me hoje que um dos miúdos tinha ameaçado uma outra professora com uma chave de fendas! E eu estou no 1º ciclo! Miúdos com idades entre os 7 e 8. Só me apeteceu soltar um valente DASSSSS!!!!!

Mas nem tudo foi mau... Finalmente percebi que raio de aulas vou substituir... Uau, eu sou bocadinho lenta.. eu sei! A Escola Superior de Cinema e Teatro organizou um protocolo com as escolas daquela zona (Benfica, Damaia, Amadora) para dar aulas de "Educação pela Arte", após o horário lectivo,aos miúdos do 1º Ciclo.
Na minha opinião de maçarica, acho que é uma atitude de grande louvor, dado que a Sra Ministra anda tão empenhada em fechar os ATLs... E aqueles miúdos têm de começar a ter alguém que lhes pegue por algum lado!

Para terminar.. Estou com em certo e determinado medinho que quando estiver frente a frente com eles não consiga "agarrar" a turma. Espero que eles não me saltem pela janela, nem comecem à pancada no meio da sala (como já me preveniram...). Vou ter que meter a máscara de general mor. Olha que bom... Eu com esta cara e feitio vou ser a general MOR!! Tem que ser...
Seja o Deus quiser esta Sexta-feira à tarde.
Só tenho que os manter numa sala durante 2h e 30! Não é muito...

Coool!!!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Pequeno desabafo...

Hoje vi pela primeira vez o anúncio da Media Markt (não sei se é assim que se escreve e tal...). Ele acaba assim:


Eu é que não sou parvo!!!


A vontade que dá é de responder e dizer...

Aí és és!!

Post pequeno, estúpido e desinteressante, mas estes anúncios... CREDO!!

domingo, 2 de dezembro de 2007

Já só faltam dois...

Acabou
Finito
The End

São exactamente 3h01m e o Projecto está TERMINADO!
Agora só falta acabar o estágio e um "rais parta" de um Relatório e a
licenciatura já cá canta.


Se calhar ainda falta um bocadinho, mas pelo menos uma etapa já se foi!
Agora é só passar um bocadinho pelo sono e levantar para ir entregar cheia de orgulho o calhamaço.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Mudanças


Apeteceu-me mudar a aparência aqui do estaminé... Vaipes que às vezes acontecem. Achei que estava muito preto, mas mesmo assim não está ao meu gosto. Digamos que me ofusca um pouco a vista, mas agora não me está a apetecer mexer muito mais. Amanhã...