sábado, 24 de novembro de 2007

Novo Acordo de Confusões Ortográficas

Já ando há uns dias a "mastigar" o "Novo Acordo Ortográfico". E o que eu tenho a dizer é: "Nada como complicar mais um bocadinho!"
Segundo alguns linguistas, o grande objectivo deste acordo é unificar a Língua Portuguesa para que esta se torne mais forte com maior "poder de afirmação".
Agora eu pergunto... Para?
A Língua Portuguesa evoluiu em sentidos diferentes, daí termos o Português do Brasil e o Português de Portugal, se é que posso chamar assim... Agora tentar "unificar" a língua? A única coisa que vão conseguir unificar é a confusão de erros ortográficos que se vão gerar!
Eis algumas das alterações...
- Palavras como «húmido» passarão a ser escritas «úmido»
- As consoantes surdas deixarão de ser escritas: baptismo - batismo; acção - ação; facto - fato
- O acento circunflexo vai desaparecer em palavras como lêem, dêem passando a ser escritas leem e creem...

Não resisto em escrever esta frase...
O teu fato está de fato muito úmido.
Um bocado parvo e tal, mas vai acontecer!!


Como professora de 1º Ciclo (sim, sim, só me falta o estágio... que já está meio!) vou ser obrigada a utilizar este acordo. Imaginemos a confusão que se vai gerar na cabeça dos miúdos que já sabem escrever e que de repente se vêem (ou será veem...) obrigados a reaprender estas regras de ortografia? Há sempre os que são apanhados pela transição...
Mesmo para nós adultos vai ser complicado... Vamos ter de alterar regras que já nos são implícitas e isso vai custar muitas borrachas, quilos de corrector e resmas de papel...
Já estou a brincar com a situação, mas é uma coisa um tanto ao quanto séria...
Querem que a Língua Portuguesa evolua, concordo, mas não acho que seja através de novos acordos unificadores de realidades linguísticas diferentes.
Por enquanto o acordo está em stand-by, mas mais cedo ou mais tarde ele vai ser posto em prática e lá estaremos nós de prontuários e dicionários em punho para não dar grandes calinadas.

1 comentário:

Gui disse...

loool

olha o fantástico material de stand up que fui encontrar aqui! =P

bjinh,
gui