terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Vêem ou Veem. Eis a questão.

Hoje tive o meu primeiro encontro imediato com o Novo Acordo Ortográfico. Eu sabia que isto ía dar asneira! Eu sabia...

Estava num dos meus piores momentos - escrita de texto com os alunos todos ao mesmo tempo (trabalho de texto - termo mais técnico =P) - e chego a uma altura em que tenho de escrever a palavra vêem. Eu, como sempre, escrevi vêem, é assim que ainda está em vigor dado que o Acordo ainda não está a funcionar em pleno. O que eu fui escrever...

Uma das minhas alunas (do 2º ano) mais pespineta levanta o dedo e diz:

- Isso não leva acento! A minha mãe ensinou-me que agora já não leva acento.

Ok... A miúda tem uma certa razão. Segundo me apercebi (não tenho a certeza), o Novo Acordo Ortográfico está em fase de teste, nenhuma das formas estava errada. Lá tive de explicar que as duas estavam certas, mas que era melhor deixar a que tinha escrito porque é a mais utilizada (justificação um bocado sem sentido).

Esta fase de transição é enervante, não é água nem vinho.
Agora tenho de ver é se evito essas palavras que é para não haver mais destas coisas. Sinceramente não sei o que hei-de ensinar. O antigo ou o novo. Decidam-se!!!!

2 comentários:

rogério disse...

eu não gosto do novo acordo :D

Anónimo disse...

Ensino o novo, mas ainda considero o antigo, caso apareça.