(Pelo menos falam dela todos os dias no noticiário!)
Tenho os meus pequenos 21 anos e estou a acabar um curso na área da educação. Desde sempre gostei imenso de passar tempo de qualidade com os mais pequenitos e então tomei a decisão de ser professora do 1º Ciclo. Não foi uma decisão de animo leve pois sempre soube que a situação não era fácil, mas a verdade é que eu nunca me vi a fazer outra coisa. Não me imagino uma arquitecta, nem uma engenheira de informática. Muito menos me imagino uma enfermeira ou contabilista. Imagino-me sim à frente de uma catrefada de pequenitos aos saltos e aos berros. Gosto da sensação de saber que aquelas cabecinhas estão ali para absorver cada coisa nova que eu digo. Que aqueles cérebros estão a queimar com perguntas e prontos para aprender todo um novo mundo de coisas.
Gosto imenso de me sujar numa bela futebolada durante o recreio, dar umas corridinhas para jogar à apanhada, ler uma boa história para começar bem o dia, receber os miúdos com um sorriso para que percebam que a escola não dói assim tanto, proporcionar oportunidades para que eles aprendam e tenham gosto em aprender por si próprios sem a velha máxima de que os mais velhos é que sabem tudo... Gosto de saber que posso fazer alguma coisa para mudar e/ou melhorar (espero eu) o futuro daqueles miúdos. Pelo menos aqueles eu sei que posso "ajudar a educar" sem preconceitos palermas ou ideias pré concebidas...
Cada vez mais tenho a sensação de que vai ser difícil a colocação.Toda esta situação entristece-me bastante. Eu quero ser professora, quero ter a MINHA turma! E a verdade é que só vou ter uma turma se conhecer alguém num colégio privado ou se sair do curso com uma média escandalosamente boa (claramente a minha média não é escandalosamente boa senão não estava tão preocupada...).
Nestes anos de curso estive à frente de algumas turmas e sinto que amadureci bastante esta minha vontade de ser professora. Já não é aquela ideia do "ai eu gosto muito de crianças". Passou a ser a ideia do "eu gosto é de divertir, trabalhar e aprender com eles".
Ainda mais me entristece haver por aí tantos professores sem gosto nenhum no que fazem, sem vontade de acordar de manhã para ir trabalhar... Esta profissão dá trabalho! Às vezes é chata e bastante cansativa, mas no final temos sempre uma recompensa. Pode não ser imediata, mas eles não falham... De uma maneira ou de outra chega sempre.
Apesar de tudo isto tenho que tomar uma decisão. Apesar de todo o gosto que eu tenho naquilo que faço nesta profissão, acho que tenho de tomar uma decisão... Por mais que me custe vou ter que pensar numa profissão alternativa, juntar uns trocos valentes e tirar outro curso, não sei... Vou ter que me imaginar a fazer outra coisa. Se calhar alguma coisa relacionada com a escola, não sei... Professora de ensino especial, mas lá está PROFESSORA!
Não vou desistir de ser professora e sempre que puder vou enviar currículos e concorrer para o público, mas já percebi (se calhar tarde demais) que vou precisar de uma profissão mais estável, que me permita ter uma vida sem a preocupação constante de arranjar uma nova turma para trabalhar.
Falta um ano para acabar este curso! Ou seja, tenho um ano para pensar mais um bocadito neste problema bicudo...
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário